TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

SLK 55 AMG oferece tecnologia de Fórmula 1

Helder Lima

A Mercedes-Benz lançou o roadster SLK 55 AMG com novo motor V8 de 5,5 litros com recurso de desativação de cilindros, que combina máximo desempenho com menor consumo de combustível. Essa tecnologia também é aplicada na Fórmula 1. O modelo terá preço de US$ 244,9 mil (R$ 507 mil).

Com potência máxima de 421 cv e torque de 54 kgfm, o SLK 55 AMG tem comportamento dinâmico assegurado pela suspensão esportiva aliada ao sistema de direção, que proporciona dirigibilidade e precisão em qualquer tipo de condução. O sistema de frenagem e o programa eletrônico de estabilidade (ESP) de três estágios aumentam a esportividade e segurança.

O SLK 55 AMG acelera de zero a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

O novo propulsor M152 se baseia no motor V8 biturbo AMG M157 de 5,5 litros que equipa o E 63 AMG, o CLS 63 AMG e o S 63 AMG. Muitos detalhes de design são idênticos, como a cilindrada, diâmetro e curso, distância entre os cilindros, sistema start/stop e tecnologia de injeção direta de gasolina.

Características que o diferenciam do M157 incluem os novos dutos de entrada de ar, novos cabeçotes de cilindros, o comando de válvulas modificado, sistema de suprimento de óleo adaptado e o cárter aperfeiçoado.

A força do motor é transferida para as rodas traseiras por meio de transmissão automática, que dispõe de três diferentes modos de operação: Eficiência Controlada (C), Sport (S) e Manual (M). A função automática nas reduções, assim como a breve e precisa interrupção da ignição e a injeção durante as acelerações a plena carga, reduzem os tempos de trocas de marchas e aumentam o apelo emocional quando o carro é guiado de forma esportiva.

Propulsor trabalha sob regime parcial em curvas mais lentas

O sistema de gerenciamento da desativação de cilindros é responsável por grande parte da eficiência no consumo: os cilindros dois, três, cinco e oito são cortados sob carga parcial, o que reduz o consumo.

Esta tecnologia também é usada, de forma semelhante, nos motores V8 de 750 cv da Fórmula 1. Como a eficiência também tem um papel-chave na categoria, dois ou quatro dos oito cilindros são desligados nas curvas de baixa velocidade, nas fases de entrada do Safety Car ou nos pit stops.

A função de desligamento está ativada ao longo de uma ampla faixa de rotações, entre 800 e 3.600 rpm, caso o motorista selecione o modo de transmissão ‘C’, de Eficiência Controlada.

Roadster vira cupê com operação automática da capota

O novo modelo AMG que agora chega ao País foi lançado no exterior em março de 2011. Para dotar o veículo de personalidade, a montadora desenvolveu rodas com desenho exclusivo de 18 polegadas. A carroceria tem design identificado com os veículos especiais AMG. O roadster também conta com spoiler diferenciado e duas saídas de escape. Os designers da AMG complementaram as excitantes formas básicas do longo capô, a cabine posicionada bem para trás e as linhas vigorosas da traseira do carro com o estilo típico da marca. O teto variável abre e fecha em menos de 20 segundos, transformando o roadster em um cupê com teto rígido ao toque de um botão. Alternativamente, pode ser escolhido um teto em policarbonato colorido.

Related Posts

There is no other posts in this category.

Post a Comment