![]() |
Conceito i3 combina materiais leves com propulsor potente, mas ainda precisa de mais autonomia para ser versátil |
![]() |
Design e tecnologia – i3 foi desenvolvido com base em |
materiais leves; seu motor elétrico desenvolve 170 cavalos Helder Lima
Na corrida pela mobilidade sustentável, a montadora alemã BMW desenvolveu o modelo conceitual i3 Concept Coupé, que trabalha apenas com propulsão elétrica, sem emissões, e foi projetado com materiais leves como o plástico e a fibra de carbono.
![]() |
Design e tecnologia – i3 foi desenvolvido com base |
em materiais leves; seu motor elétrico desenvolve 170 cavalos O modelo, que estreou em Genebra (Suíça) em 2011, oferece autonomia de 160 km, ficando no mesmo nível de seus concorrentes de outras marcas. A autonomia é um problema para a indústria de veículos elétricos e esse fator tem limitado os modelos ao uso urbano. O diferencial do i3, no entanto, é que o motorista pode escolher entre dois modos de condução econômica (“Eco” ou “EcoPro+”) que elevam a autonomia para até 200 km.
O que falta de autonomia, no entanto, sobra em termos de força de aceleração. O carro vai de zero a 100 km/h em apenas 7,2 segundos, o que reflete a característica dos motores elétricos de trabalhar sempre em torque máximo, seja qual for o regime de rotação. O torque do i3 é de 25 kgfm; seu motor produz 125 kW de potência máxima (equivalente a 170 cv) e o peso total é de 1.250 kg. A velocidade máxima é de 150 km/h.
Nos estudos e testes que apoiaram o desenvolvimento do modelo, cerca de mil clientes percorreram mais de 20 milhões de quilômetros.
Post a Comment
Post a Comment