TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

Ford anuncia o primeiro encontro de aplicativos para automóveis em Las Vegas

A Ford vai promover o primeiro encontro mundial de desenvolvedores de aplicativos voltado ao setor automobilístico, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A iniciativa faz parte da “Connected Car Expo” e da “Super Mobility Week”, um dos maiores eventos de mobilidade do mundo, de 8 a 11 de setembro.

A conferência será seguida de um “hackathon” (maratona noturna de programação), em que os desenvolvedores receberão dados gerados por veículos da Ford e da cidade de Los Angeles para criar aplicativos inovadores. Os novos aplicativos poderão participar da competição “Connected Car–Connected City App Pursuit”, que terá o vencedor anunciado no Salão do Automóvel de Las Vegas, de 18 a 20 de novembro, junto com a exposição dos finalistas.

O objetivo da Ford é convidar os desenvolvedores a criar aplicativos inovadores que melhorem ou redefinam o papel do automóvel dentro da vida conectada, juntando-se à equipe global de desenvolvedores da Ford para aprimorar a tecnologia AppLink. Os participantes aprenderão a criar programas embarcados para explorar as possibilidades abertas com a maior disponibilidade de dados dos veículos.

“As grandes empresas de tecnologia promovem encontros anuais para desenvolvedores, mas esta é a primeira vez que um fabricante de automóveis sedia um evento como esse”, diz John Ellis, chefe do Programa de Desenvolvimento da Ford. “Estamos muito animados com a parceria com a Car Connected Expo e a cidade de Los Angeles para a criação de aplicativos inovadores.”

Imediatamente após a conferência, os desenvolvedores serão convidados a participar do “hackathon” de 12 horas. Cinquenta equipes de desenvolvedores poderão competir na “Ford Connected Car–Connected City App Pursuit”. Além de informações do veículo Ford, os participantes terão acesso a mais de 200 conjuntos de dados divulgados recentemente pela cidade de Los Angeles para criar seus apps.

O chefe de Inovação Tecnológica de Los Angeles, Peter Marx, estará no evento e dará uma visão sobre as experiências da cidade usando dados sobre crimes, colisões, tráfego e métricas de mobilidade.

As equipes receberão apoio do time de desenvolvimento da Ford e, em 11 de setembro, terão seus aplicativos avaliados por um júri. Dez finalistas irão à final da “Pursuit” e mostrarão suas criações durante o Salão de Los Angeles. O vencedor receberá vários prêmios, incluindo uma homenagem da Ford no palco do International Consumer Electronics Show 2015.

Desenvolvedores no Brasil

O sistema de conectividade SYNC da Ford é o mais avançado do gênero. Ele permite que o motorista faça e receba chamadas do celular, selecione músicas e estações de rádio e, dependendo da versão, também controle o ar-condicionado e a navegação por comando de voz, sem precisar tirar as mãos do volante ou a atenção da pista.

O Novo Ka chega ao mercado em setembro e será o primeiro carro no Brasil que, junto com o SYNC, vai oferecer o AppLink, sistema que permite o acesso a aplicativos do celular por comandos de voz, agregando várias funcionalidades de conexão a bordo.

Para incentivar o desenvolvimento de novos aplicativos a Ford dotou o AppLink de uma plataforma aberta. Desenvolvedores brasileiros também já produziram aplicativos para ela, como 89 FM e Alpha FM, streamings de rádio via internet.

Outros aplicativos que estarão disponíveis para o Novo Ka e o Novo Ka+ são: Glympse, de compartilhamento e localização; Tunein, com mais de 100.000 rádios online no mundo; Napster, com mais de 20.000 músicas disponíveis; e Let´s Park, de localização de estacionamento.

Fonte: Imprensa Ford

Related Posts

Post a Comment