TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

Modelagem com argila e fita adesiva ainda é a técnica preferida de designers automotivos

Na Ford, o processo artesanal fez parte da criação de veículos como o novo Mustang 2015, nos EUA, e do Ka Concept, no Brasil
A Ford, assim como grande parte da indústria automotiva, tem a sua disposição as ferramentas mais avançadas em desenvolvimento virtual e simulações em imagens 3D. Contudo, os profissionais de design não abrem mãe de um passo no processo de criação de um novo carro que envolve uma técnica antiga e artesanal: a modelagem em argila e marcação em fita adesiva que orienta o trabalho do modelador.

“O processo de desenvolvimento de um novo carro é uma trajetória longa e artística, que tem início com esboços no papel. A partir daí, esses desenhos partem para o 3D no computador ao mesmo tempo em que se prepara o molde artesanal em tamanho natural feito em argila”, conta João Marcos Ramos, chefe de design da Ford para a América do Sul, que faz parte da equipe que desenvolveu o design do Ka Concept. “Não importa o quanto tecnológico seja o veículo, todos eles passam por esse processo, seja o novo Mustang 2015, desenvolvido em Dearborn (EUA), ou o novo Ka Concept, um projeto brasileiro criado na planta da Ford de Camaçari (BA) e o segundo projeto global que sai das pranchetas baianas”, completa o executivo.

Comunicação com fita adesiva

O design está apoiado em proporções, medidas precisas que são transmitidas ao molde artesanal por meio das fitas adesivas. Fitas comuns, como as encontradas em qualquer papelaria que, para os designers, ainda é o melhor forma de se comunicar com o profissional responsável pela modelagem manual. “Com o posicionamento das fitas, vamos traduzimos as informações técnicas do projeto 3D nos computadores para a argila. Um grande encontro da técnica com o talento”, conta Ramos.

FORD BRASIL

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY

A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 181.000 empregados e 65 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, favor acessar www.ford.com.br.

Fonte: Antonio Montano / Imprensa Ford

Related Posts

Post a Comment