TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

GM de São José dos Campos comemora 55 anos

Complexo Industrial da General Motors em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP)
Helder Lima

Planta industrial foi responsável pelo primeiro motor da marca produzido no País

Meio ambiente - Estação de Tratamento de Efluentes

(ETE) no complexo industrial em São José dos Campos O Complexo Industrial da General Motors em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), está completando 55 anos de atividades. Nesta unidade, inaugurada em 10 de março de 1959, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, saiu o primeiro motor Chevrolet fabricado no Brasil.

No Complexo de São José dos Campos, atualmente, são produzidos a picape média S10, com motores 2.4 Flexporwer e 2.8 Turbodiesel; e o utilitário esportivo Trailblazer, com motores 3.6 V6 Gasolina e 2.8 Turbodiesel.

Nos últimos 55 anos, foram mais de 5,5 milhões de unidades produzidas na unidade. Em São José também está localizada a fábrica de CKD, única linha totalmente dedicada na indústria automobilística brasileira ao preparo, embalagem e despacho de veículos completamente desmontados para exportações.

Nos seus 2,7 milhões de metros quadrados de área total e de 500 mil m2 de área construída, o complexo industrial de São José dos Campos é um dos maiores do pais. Atualmente, tem um efetivo de mais de 6.000 pessoas.

O Complexo abriga sete fábricas: uma de comerciais leves (linha da picape S10 e do utilitário esportivo Trailblazer); duas fábricas de motores; uma de transmissões; uma estamparia; uma linha de injeção e pintura de peças plásticas; e uma linha voltada aos produtos de exportação.

O ritmo de produção da Powertrain é forte, com aproximadamente 138 transmissões e 142 motores, em média, por hora. No total são aproximadamente 4.500 unidades powertrain por dia ou 95.000 mil por mês (motores e transmissões). Por ano, a produção supera 975 mil unidades.

Related Posts

Post a Comment