TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

Jaguar Land Rover revela pesquisas pioneiras para tecnologia automotiva

O Land Rover Discovery Vision Concept, carro conceito apresentado pela marca, mostra o futuro das tecnologias embarcadas em um SUV

Nova York, 15 de Abril de 2014 – Na véspera da 104ª edição do Salão de Nova York, o mais antigo do gênero no mundo, a Jaguar Land Rover mostra algumas de suas pesquisas avançadas em tecnologia automotiva, que entregarão aos clientes das marcas, em um futuro próximo, ainda mais capacidades em todos os tipos de terreno.

Entre as novas tecnologias, destacam-se a op??O de o motorista controlar o ve?Culo remotamente durante uma condi??O de off road extremo, o escaneamento do terreno trafegado por meio de um raio infravermelho, o controle de algumas amusing??Es do ve?Culo por gestos e voz, vidros inteligentes que ampliam as possibilidades de conectividade do modelo e modo de condu??O semiaut?Noma, tanto dentro quanto fora de estrada.

?O carro do futuro se tornar? Ainda mais capaz, com visual easy, mais op??Es de conectividade e, claro, mais desej?Vel e inteligente?, explica Dr. Wolfgang Epple, diretor de pesquisa e tecnologia da Jaguar Land Rover. ?Esses s?O os cinco pilares que est?O norteando as pesquisas e estudos que estamos realizando para os futuros carros da nossas marcas?.

?A apresenta??O do Discovery Vision Concept no Sal?O de Nova York mostrar? Algumas dessas novas e interessantes tecnologias. Muitas delas t?M potencial actual de serem incorporadas nos nossos ve?Culos futuramente, outras s?O apenas conceitos. De qualquer forma, a Jaguar Land Rover ? Uma empresa que continua a estabelecer novos e elevados padr?Es globais em termos de tecnologia para ve?Culos, o que nos faz crescer sempre e conquistar ainda mais o gosto dos clientes? Complementa o executivo.

Nova gera??O do sistema Terrain Response antecipa as condi??Es off road e a profundidade em ?Reas alagadas

É uma prioridade para a Land Rover elevar ainda mais os limites de sua já renomada capacidade em todos os tipos de terreno.

A mais nova gera??O do sistema de adapta??O do ve?Culo ao tipo de terreno em que se trafega, o Terrain Response poder? Ser refor?Ado pelo Terrain Scanning, um scanner infravermelho que antecipa as condi??Es de terreno para o motorista. No Discovery Vision Concept, esse scanner encontra-se nos some distance?Is de neblina, na parte dianteira do conceito.

Esses sensores analisam as condi??Es de terreno que est? Prestes a ser percorrido e analisam as rea??Es do ve?Culo a ele. Com isso, o ve?Culo pode adaptar todo o sistema de tra??O, de forma a torna-lo o mais adequado para as condi??Es de piso que ainda est?O por serem percorridas. Um mapa do terreno pode ser exibido no painel de instrumentos do motorista, proporcionando uma refer?Ncia visual ao condutor.

J? A tecnologia Wade Aid melhora ainda mais o atual sistema Wade Sensing, que mostra a profundidade de ?Gua em que o ve?Culo Land Rover est? Percorrendo em um trecho alagado por meio de um gr?Fico na tela touch display do painel. O novo sistema prev? A profundidade do trecho alagado antes mesmo de a primeira come?Ar a se molhar, com a utiliza??O de sensores a laser.

Dirigindo em off street por ?Controle remoto?

A Jaguar Land Rover está trabalhando constantemente no desenvolvimento de tecnologias de veículos autônomos, que são guiados com a mínima interação do motorista. “Nós enxergamos a tecnologia autônoma como uma forma de minimizar a rotina de viagem, as situações tediosas que o tráfego diário nos impõe, de forma a permitir ao motorista simplesmente relaxar com o sistema de entretenimento do veículo”, explica Dr. Epple.

?Mas quando o motorista quer aproveitar a experi?Ncia de condu??O, os nossos novos sistemas de help?Ncia vai proporcionar uma experi?Ncia ainda melhor em termos de dirigibilidade. Um carro mais esperto n?O deve tirar o prazer de condu??O. Ele deve melhorar a experi?Ncia do motorista tanto dentro quanto fora de estrada?, complementa.

Entre essas novas tecnologias est?O o All Terrain Progress Control sistema que permite uma condu??O semiaut?Noma em situa??O de off avenue em baixa velocidade. Ele ? Um piloto autom?Tico com vetores de torque que constante mant?M a velocidade escolhida pelo motorista mesmo em situa??Es fora de estrada.

Este sistema pode ser usado com o motorista dentro do ve?Culo, ou em uma situa??O de off-street extremo, ele pode decidir que ? Mais seguro e mais f?Cil sair do ve?Culo e deixa-lo transpor os obst?Culos sozinho, controlando o modelo com uma vis?O de fora, por meio de um controle remoto.

Isso permite que o motorista se torne um observador do veículo ao se deparar um um obstáculo off-road, e controle o modelo remotamente em uma velocidade muito baixa, usando um tablete, seu próprio smartphone ou mesmo um controle giratório removido do próprio veículo. O mesmo controle remoto também pode ser utilizado como um auxiliar de estacionamento ou  durante a acoplagem de algum reboque.

?Os trabalhos no sistema de condu??O aut?Noma da Jaguar Land Rover come?Aram h? Quase 20 anos, com a introdu??O do sistema de piloto autom?Tico adaptativo, introduzido em 1996 no Jaguar XK. Atualmente n?S j? Oferecemos uma gama de tecnologias de assist?Ncia ao condutor, que permitem uma dirigibilidade com m?Xima efici?Ncia, reduzindo drasticamente o n?Mero de acidentes?, explica Dr. Epple.

Reduzir a indu??O ao erro dos motoristas ? Uma raz?O chave para o desenvolvimento de ve?Culos mais inteligentes, uma vez que 99% dos acidentes atualmente s?O causados por erros dos motoristas.

?As novas tecnologias de assist?Ncia ao motorista que ser?O introduzidas nos pr?Ximos anos t?M o potencial de reduzir os acidentes a zero. Mas isso n?O quer dizer que n?S iremos deixar de lado a emo??O e o prazer gerado pela condu??O da nossa linha de ve?Culos com a chegada desses sistemas aut?Nomos? Diz o Dr. Epple. ?Um Jaguar ou Land Rover do futuro ter? Ainda mais atributos que refor?Am esse prazer em dirigir. N?S estamos trabalhando para melhorar a experi?Ncia do motorista e atender as necessidades dentro e fora de estrada. O carro inteligente pode tirar do motorista as partes menos estimulantes da viagem, mas n?O vai simplesmente executar uma amusing??O rob?Tica?.

?Nosso objetivo ? Oferecer a op??O do motorista em ter uma condu??O prazerosa ou aut?Noma. Isso significa que o carro poderia agir automaticamente ou ser ajustado para uma dire??O extremamente envolvente. Esse ve?Culo inteligente da Jaguar Land Rover se tornar? Uma realidade dentro dos pr?Ximos 10 anos?, afirma Dr. Epple.

Sistema de Interface Homem Maquina (HMI) que inclui vidros ?Inteligentes?

O sistema de vidros “inteligentes” equipa toda a área envidraçada do conceito Discovery Vision Concept, desde as janelas até o vidro panorâmico. No para-brisa, o vidro também possui o Head-Up display (HUD), sistema que projeta informações do veículo aos olhos do motorista.

Segundo o Dr. Epple, esses sistemas oferecem in?Meras vantagens aos ocupantes do ve?Culo, entre elas, as informa??Es mais relevantes do conceito em um lugar de melhor visibilidade. C?Meras espalhadas pelo conceito tamb?M podem projetar imagens, tanto nos vidros inteligentes quanto no sistema HUD.

?Se voc? Estiver passado com seu ve?Culo por um ponto de interesse como o Empire State Building, por exemplo, o nosso sistema pode projetar nos vidros ?Inteligentes? Algo parecido como uma p?Gina do Wikipedia com informa??Es completas sobre esse ponto, permitindo que um passageiro do banco traseiropasse essas informa??Es a partir de sua janela ou de seu tablet?, diz o Dr. Epple.

O Discovery Vision Concept utiliza a interface que j? Est? Presente nos principais sistemas operacionais dos smartphones atuais. Esse tipo de interface com o usu?Rio dever? Ser utilizado amplamente pela ind?Stria automobil?Stica mundial. ?Basta olharmos ao nosso redor e percebermos a quantidade imensa de pessoas que j? Est?O familiarizadas com um pill ou um telefone. Esse tipo de interface com o usu?Rio ir? Migrar tamb?M para o mundo do autom?Vel, para proporcionar toda a funcionalidade dispon?Vel dessas diversas tecnologias que estar?O dispon?Veis futuramente?, complementa o executivo.

Ainda segundo Dr. Epple, ?Tudo isso ir? Simplificar bastante o layout indoors dos ve?Culos. Essa have a tendency?Ncia j? Pode ser observada nos mais recentes ve?Culos da Land Rover como o Range Rover Sport e o Range Rover Vogue, cujos interiores possuem uma quantidade 50% menor de bot?Es e alavancas?.

A Interface Homem M?Quina do Discovery Vision Concept inclui comandos por gestos e por voz

Todas as portas – incluindo a tampa do porta malas – do Discovery Vision Concept podem ser abertas e fechadas por gestos assim como uma série de outras funções do veículo. “Nós queremos deixar a utilização do modelo da forma mais intuitiva possível, diminuindo os botões e as alavancas”, diz Dr. Epple.

Comandos por gestos dever?O se tornar uma realidade dentro da linha Jaguar Land Rover muito em breve. Esses controles reconhecem os movimentos das m?Os e dos dedos, mas n?O dever?O acionar qualquer sistema ou fun??O por meio de movimentos involunt?Rios.

?O controle gesto ? Apenas uma entre muitas possibilidades interessantes,? Diz o Dr. Epple. ?Nos pr?Ximos 25 anos vamos usar a biometria para interagir com o ve?Culo. O controle por voz tamb?M vai desempenhar um papel mais importante. O poder de processamento quase ilimitado de funcionalidades na ?Nuvem? Como temos visto recentemente permitir? Algoritmos mais sofisticados para reconhecimento de voz e intera??O. Algo que jamais poder?Amos imaginar que existiria em um carro. A nuvem oferecer? A solu??O para sistemas de reconhecimento de voz de ?Ltima gera??O ?.

Sistema de ?Cap? Transparente? Melhora a visibilidade e o posicionamento do ve?Culo por meio de imagens virtualmente projetadas

As várias tecnologias de assistência ao condutor apresentadas no Discovery Vision Concept foram concebidas para melhorar a dirigibilidade, aumentar o prazer proporcionado pelo contato com o veículo e o torna-lo mais seguro. Dentre esses novos sistemas, um dos mais fascinantes é o de “Capô Transparente” que melhoram enormemente a visibilidade do condutor na parte dianteira do conceito.

A nova tecnologia capta imagens de c?Meras posicionadas na grade dianteira dos ve?Culos e as projetam no cap?, criando um Head-up Display. Efetivamente, isso permitir? Que o motorista e os passageiros vejam ?Atrav?S? Da parte dianteira do modelo, como se ela fosse transparente.

Essa tecnologia tamb?M proporciona vantagens durante uma condu??O na estrada. Em um Jaguar, essa nova gera??O de Head-Up Display poder? Melhorar ainda mais a overall performance dos ve?Culos da marca, ao projetar as linhas pintadas em uma estrada ou em uma pista de corridas, melhorando a visibilidade e a condu??O. O sistema tamb?M ? ?Til em caso de curvas, j? Que as c?Meras anteveem o tra?Ado para o motorista.

Orienta??O a laser permite comunica??O com outros motoristas

À medida que avançamos em direção a níveis mais elevados em termos de autonomia de condução, a Jaguar Land Rover reconhece que é importante encontrar novas formas de interação visual entre os outros usuários de uma via.

O Discovery Vision Concept tamb?M ? Equipado com um sistema de some distance?Is a laser, que utiliza a ilumina??O em cores espec?Ficas para projetar imagens que podem ser visualizadas tanto pelos ocupantes do conceito quanto pelos demais motoristas. Essa tecnologia possui in?Meras aplica??Es como, por exemplo, a proje??O de tri?Ngulos desenhados na pista atr?S do ve?Culo, para alertar os demais condutores em situa??O de parada brusca ou neblina intensa.

O sistema tamb?M pode projetar imagens pelas vias e em paredes para auxiliar o motorista em manobras de estacionamento, em caso de grandes congestionamentos ou mesmo em lugares estreitos, comuns em situa??Es fora de estrada.

Estofamento em couro imperme?Vel e piso pr?Tico em madeira laminada

Os primeiros Land Rover e Range Rover eram famosos por seus interiores completamente funcionais, como a possibilidade de se limpar o carro por dentro de forma fácil e rápida. Mesmo que essas características estejam em linha com os conceitos premium da marca, elas proporcionavam ampla praticidade aos proprietários, especialmente após a prática de um off road pesado.

O Discovery Vision Concept re?Ne a praticidade dos Land Rover de antigamente com o luxo e a sofistica??O dos atuais. Para isso, a solu??O encontrada pelo Diretor Criativo e de Design da Land Rover, Gerry McGovern e sua equipe, foi encontrar um couro especial, chamado Foglizzo para revestir o indoors do conceito. A escolha deste couro proporciona um aspecto extremamente luxuoso ao ve?Culo, ao mesmo pace em que ele ? Totalmente a prova d??Gua e de sujeita.

J? O piso em madeira laminada ? ?Surpreendentemente pr?Tico? Segundo McGovern, j? Que ele ? Muito mais f?Cil de limpar em compara??O com os pisos presentes nos ve?Culos atuais.

Tamb?M altamente inovadora ? A ampla possibilidade de configura??O dos assentos do conceito, que podem variar entre quatro, e sete lugares, de acordo com a disposi??O escolhida pelos clientes.

O Discovery Vision Concept sera a estrela do Sal?O de Nova York

O Discovery Vision Concept será uma das estrelas do Salão de Nova York deste ano. O evento será aberto ao público no próximo dia 18 de Abril

Fonte: Imprensa Jaguar Land Rover

Related Posts

Post a Comment