TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

Ford investe em desenvolvimento de carros de alta performance e competição

A Ford anunciou a criação de um centro de desenvolvimento de carros de alto desempenho nos Estados Unidos. Essa instalação, com mais de 3.000 metros quadrados, também vai dar suporte técnico aos carros de corrida da equipe oficial da marca, a Ford Racing. Ela entrará em pleno funcionamento no segundo semestre do ano na cidade de Concord, na Carolina do Norte, região-sede da maioria dos carros da NASCAR, e contará com o estado da arte em equipamentos para veículos de alta performance.

“A Ford sempre esteve ligada às competições de automóveis. O novo centro terá ferramentas avançadas que servirão tanto para nossas equipes de corrida como para a criação de futuros veículos de performance da Ford”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford.

Inicialmente, o centro vai apoiar as equipes da Ford Racing na NASCAR e depois incluir outras categorias, como a TUDOR United SportsCar, IMSA, NHRA e Global RallyCross. Entre seus equipamentos de alta precisão, será instalado um simulador avançado, com tecnologia semelhante à da Fórmula 1, para as equipes ajustarem o veículo a cada pista e para os pilotos praticarem antes das corridas.

“Aprimoramos nosso processo de simulação dinâmica para desenvolver carros de competição e de rua. Esse simulador nos ajudará a levar a dirigibilidade a um novo patamar para que nossos carros cheguem ao box praticamente prontos e as equipes possam se concentrar apenas no ajuste fino para colocá-los na pista. Esse conhecimento será aplicado pela Ford no aprimoramento dinâmico de seus veículos de rua de alto desempenho”, diz Nair.

Os equipamentos do novo centro de desenvolvimento incluem: máquina cinemática para teste e medição dos movimentos da suspensão com diferentes pneus e molas para ajuste da suspensão dianteira a cada tipo de pista; plataforma de torção para medir a rigidez estrutural do chassi, um parâmetro chave na avaliação desse componente para determinar a rigidez torcional de todo o carro ou só do chassi; equipamento para medição do centro de gravidade do veículo para testar novas propostas; e ferramenta especial de coordenação de medição, para aferição e controle de qualidade de componentes e montagem de modelos de simulação para garantir que o carro atenda os regulamentos.

Linha de Performance

Com a utilização dessas ferramentas avançadas de simulação e medição, o novo centro técnico permitirá um aproveitamento mais rápido e inteligente de novas tecnologias de desenvolvimento para o avanço da linha de veículos de alto desempenho da Ford, uma das mais completas e acessíveis do mercado. Além dos modelos da grife Sport, como o Explorer Sport V6 EcoBoost, ela conta com o Fiesta ST, o Focus ST, o Taurus SHO, o Mustang SVT GT500, a F-150 SVT Raptor e os derivados de competição RS.

“A performance é um negócio importante e crescente para a Ford”, diz Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing, Vendas e Serviço Global da Ford. “Nossos clientes querem veículos que ofereçam economia de combustível, tecnologia de ponta e uma grande experiência de direção. Este novo centro técnico é mais uma ferramenta que vai ajudar a impulsionar o nosso negócio de veículos de performance em todo o mundo.”

Fonte: Imprensa Ford

Related Posts

Post a Comment