TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

Popular

Report Abuse

Contributors

Search This Blog

Arsip Blog

About Us

MWp8NWNaLGp5LGR5NWJdNGF8MCAky7cowTkiwWJ5

Comments

Subcribe Now

Subscribe New Articles

Subscribe to Our Newsletter for Get Quality Updates on Your Email. It's Free!

Latest Posts

Ford comemora 80 anos de inovação do seu estúdio de design

Modelo T 1908

Carro de soja (1941)
A Ford está comemorando 80 anos do seu Estúdio de Design, departamento montado em 1935 por Edsel Ford para desenvolver o estilo e funcionalidade dos veículos da marca. A criação da área é um dos marcos da história de mais de 100 anos da Ford, que pode ser contada pela evolução do design automotivo.

Além de desenvolver novos recursos e tecnologias que tornaram os veículos mais seguros, eficientes e confortáveis, nas pranchetas do Estúdio de Design da Ford nasceram verdadeiros ícones de estilo, como o Ford 49, o Thunderbird, o Mustang e o Ford GT. A área também atraiu designers de outros setores, contribuindo para ampliar a convergência de tendências na indústria.

Pintura perolizada (1955)
Uma visão radical dessa evolução pode ser vista quando se colocam lado a lado o pioneiro Modelo T e o novo Ford GT. Vários exemplos de inovações criadas nos Estúdios de Design da Ford continuam presentes nos carros de hoje, como os cintos de segurança, materiais alternativos e a pintura perolizada. Há também curiosidades, como o sistema de navegação que pode ser considerado o avô do atual GPS e o teto retrátil elétrico:

Carro de soja (1941) – Henry Ford uniu sua experiência em agricultura com o amor ao negócio automotivo quando criou o Soybean Car. Em resposta à escassez de metal na época, desenvolveu um carro com plástico feito de soja, linhaça e outros materiais naturais. Para provar a resistência do produto, ele próprio fez uma demonstração batendo na carroceria com uma marreta. Além disso, o carro era quase 500 kg mais leve que os modelos tradicionais de aço.

Pintura perolizada (1955) – A Ford criou um brilho novo quando apresentou o carro-conceito Futura com tinta perolizada.

Cintos de segurança (1956)
A empresa foi uma das primeiras a apresentar a nova técnica, que consistia em adicionar pérolas trituradas à tinta.

Cintos de segurança (1956) – Os primeiros cintos de segurança foram lançados junto com o Sistema Lifeguard, desenvolvido pela Ford para proteção dos ocupantes dos veículos. Composto de cinco itens, o sistema incluía ainda trincos de segurança nas portas, painel de instrumentos acolchoado, quebra-sóis e volante com sistema de absorção de energia em impactos.

Teto rígido retrátil (1957) – Tetos rígidos conversíveis não eram novidade na época, mas precisavam ser removidos e guardados fora do veículo. A Ford projetou um teto rígido que era rebatido automaticamente em apenas 40 segundos e guardado no porta-malas.

Teto rígido retrátil (1957)

Precursor do GPS (1964) – A Ford deu o passo inicial para o desenvolvimento dos sistemas de navegação, quase 30 anos antes da produção dos primeiros GPS para automóveis. A novidade foi apresentada com o carro-conceito Aurora, na forma um mapa que se ajustava automaticamente à localização do veículo.

Teto solar elétrico (1971) – A Ford modernizou o seu teto solar transformando o comando manual em elétrico, que garante acesso à luz do sol e ventilação extra ao toque de um botão.

Entrada sem chave (1980) – A Ford introduziu o sistema de acesso sem chave, um teclado com cinco botões na porta do motorista para abertura por senha. Mais uma tecnologia que foi aprimorada e pode ser vista no atual Fusion, embutida na coluna.

Precursor do GPS (1964)
Suporte para copos (1984) – A necessidade de porta-copos nasceu na década de 50, com a popularização dos restaurantes e cinemas drive-in nos Estados Unidos. Quase 30 anos depois, a Ford introduziu o primeiro porta-copos no Bronco 1984, item hoje presente no projeto de praticamente todos os carros.

Sistema SYNC (2007) – O sistema de conectividade e entretenimento Ford SYNC estreou em 2007 no Salão de Detroit. Ele permite ao motorista fazer e receber chamadas do celular, selecionar músicas e outras funções por comandos de voz. Hoje na terceira geração, já equipa mais de 12 milhões de veículos no mundo.

Fonte: Imprensa Ford

Teto solar elétrico (1971)
Entrada sem chave (1980)

Suporte para copos (1984)
Sistema SYNC (2007)
Thunderbird 1955
Mustang 1965
GT 2016

Related Posts
SHARE

Related Posts

Subscribe to get free updates

Post a Comment

Sticky