TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

Catalisador automotivo minimiza efeitos do tempo seco do inverno

O catalisador transforma os gases t?Xicos provenientes da queima do combust?Vel em inofensivos

As mudan?As bruscas de temperatura, a baixa umidade do ar e o aumento dos n?Veis de polui??O atmosf?Rica pioram as doen?As respirat?Rias e causam outros inc?Modos, como irrita??O nos olhos, por exemplo. Para minimizar estes problemas, t?Picos do inverno, a Umicore, maior fabricante de catalisadores automotivos e especialista em controle de emiss?Es da Am?Rica do Sul, alerta sobre a import?Ncia de checar o componente durante a esta??O mais fria do ano.

As condi??Es do ar em grandes centros urbanos

s?O preocupantes pela concentra??O de ve?Culos

com catalisador ineficiente e falsificado Montado dentro de uma cápsula de aço inox, o catalisador é composto por uma colmeia cerâmica que, por meio de uma reação química, transforma os gases tóxicos provenientes da queima do combustível em inofensivos. “O motorista deve estar atento às emissões do seu veículo, realizando revisões periódicas no sistema de exaustão, o que permite detectar possíveis problemas com a peça. As condi??Es do ar em grandes centros urbanos são preocupantes, entre outros fatores, pela concentração de automóveis equipados com catalisador ineficiente, desgastado ou, até mesmo, falsificado”, explica Claudio Furlan, gerente Comercial da Umicore Brasil.

Segundo estudo recente da Universidade de S?O Paulo (USP) para o Instituto Sa?De e Cidadania, em 15 anos, a polui??O atmosf?Rica ser? A causa de 250.000 mortes. O catalisador automotivo combate o CO (Mon?Xido de Carbono), NOx (?Xido de Nitrog?Nio) e HC (Hidrocarbonetos), que s?O respons?Veis por causar uma s?Rie de doen?As e danos como pneumonia, bronquite, enfisema, insufici?Ncia respirat?Ria, al?M de ard?Ncia nos olhos, nariz e mucosas.

Vale ressaltar que, al?M de evitar o aumento das emiss?Es e contribuir com o meio ambiente e com a sa?De da popula??O, a manuten??O proporciona economia de combust?Vel, durabilidade e confiabilidade operacional, com redu??O de quebras e risco de acidentes, que tamb?M prejudicam a fluidez do tr?Fego. Em caso de necessidade de troca, o consumidor deve exigir o certificado de garantia, a nota financial e a embalagem padronizada, garantindo a originalidade e confiabilidade do produto.

Tamb?M ? Importante verificar outros sistemas do autom?Vel que influenciam na exaust?O de gases poluentes, como o de igni??O, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor; e, por fim, o sistema de alimenta??O de ar e combust?Vel.

Confira o efeito de gases expelidos pelo motor automotivo antes e depois da a??O do catalisador:

Gases

Efeitos

Após a catálise

HC (Hidrocarbonetos)

Causa irritação nas vias respiratórias, anemia, leucemia e câncer pulmonar

Transforma-se em vapor d’água e gases inofensivos

CO (Monóxido de Carbono)

Causa asfixia sistêmica, pneumonia e danos cerebrais

Transforma-se em gás carbônico (gás exalado ao respirarmos)

NOx (Óxido de Nitrogênio)

Causa ardência nos olhos, nariz e mucosas. Também provoca bronquite, enfisema, insuficiência respiratória e até mutações genéticas

Transforma-se em N2(Nitrogênio), que representa 75% do ar que respiramos

O3(Oxidantes fotoquímicos, Ozônio e Aldeídos)

Causa irritação nos olhos, garganta e infecções generalizadas

São originadas das reações fotoquímicas da luz solar com os poluentes: HC, CO, NOx

Sobre a Umicore

A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais, tendo suas atividades centralizadas em quatro áreas de negócios: Catálise, Materiais de Energia, Materiais de Performance e Reciclagem. Cada área está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em produtos essenciais ao dia a dia ou àqueles que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença.  A área de Tecnologias Limpas (Clean Technologies – CT) é responsável por aproximadamente 50% da receita do Grupo. A Umicore investe cerca de 90% do orçamento da área de Tecnologias Limpas em P&D, desenvolvendo produtos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e fotovoltaicas, células de combustível e reciclagem de metais preciosos. O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O Grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes, servindo uma base global de clientes. Em 2014, apresentou faturamento de EUR 8,8 bilhões e, atualmente, emprega 14 mil pessoas.

Fonte: Printer Press Comunicação Corporativa

Related Posts

Post a Comment