TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

Primeiro carro brasileiro 5 estrelas de segurança, EcoSport também liga para o SAMU em caso de acidente

Post a Comment

O Ford EcoSport foi o primeiro carro brasileiro a receber 5 estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP

O alto padrão de segurança é uma das razões do sucesso do Ford EcoSport, que inaugurou um novo segmento de utilitários esportivos no Brasil. Ele foi o primeiro carro brasileiro a receber 5 estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP – instituição que avalia a segurança de veículos novos para a América Latina e Caribe. Além da nota máxima na proteção, o modelo recebeu, a partir de sua linha 2015, a nova versão do sistema de conectividade SYNC com AppLink e Assistência de Emergência, recurso que liga automaticamente para o SAMU em caso de acidente, bastando que exista um celular conectado ao sistema.

Em caso de deflagração dos airbags, esse recurso liga automaticamente para a emergência e, após comunicar o ocorrido e a localização do veículo, abre o microfone da cabine para que haja comunicação com os ocupantes.  Exclusivo do EcoSport na categoria, este sistema é mais um diferencial de segurança do modelo perante à concorrência.

Teste de impacto

A segurança do EcoSport começa já na estrutura. Este vídeo mostra o comportamento do veículo da Ford no teste de impacto do Latin NCAP.  A proteção para adultos somou 14,64 pontos, de 17 possíveis. Esse programa realiza os crash-tests seguindo a norma internacional UNECE94 do WP29 da ONU.

A colisão é realizada a 64 km/h contra uma barreira deformável descentralizada, que atinge 40% da parte dianteira do veículo. Após o impacto, sensores medem os efeitos do choque sobre dois manequins de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a presença de uma criança de três anos e outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros. A nota máxima para cada avaliação é de cinco estrelas.

A carroceria do EcoSport utiliza aço de ultra-alta resistência nas travessas dianteiras e aço de alta resistência nas colunas dianteiras e no assoalho, além de aço ao boro nas colunas centrais. O emprego destes materiais permite direcionar as energias de um impacto para fora da cabine em caso de colisão, formando uma célula rígida em torno dos ocupantes. Fora isso, a coluna de direção, os paineis das portas e o porta-luvas trazem sistemas de absorção de energia de impacto.

Além de toda a segurança passiva (que protege os ocupantes em caso de acidente), o EcoSport também traz diversos itens de segurança ativa (que evitam que um acidente aconteça). É o caso dos controles de estabilidade e tração, somados ao assistente de partida em rampas (HLA) – itens disponíveis em toda gama do modelo (exceto pela versão de entrada SE 1.6). Afora os obrigatórios airbags frontais e freios ABS, o EcoSport vem equipado com airbags laterais e do tipo cortina nas versões 2.0 4WD, 2.0 SE Plus Powershift e 2.0 Titanium Powershift. Outra inovação trazida pelo modelo é o sistema de fixação Isofix para cadeirinhas infantis no banco traseiro, com padrão internacional.

Fonte: Imprensa Ford

Related Posts

Post a Comment