TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

FIA World Endurance Championship: multitarefas em alta velocidade

Post a Comment

? Com as m?Os e p?S, experi?Ncia e instinto que os pilotos controlam o Porsche 919 Hybrid no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Sob o painel, os p?S fazem punta-taco (ato de pisar simultaneamente com o p? Direito no acelerador e no freio). Alguns dos pilotos de f?Brica da Porsche usam o p? Esquerdo para frear, outros preferem mover o p? Direito entre os pedais do acelerador e do freio. Mas o que fazem com as m?Os ? Muito mais complicado: os pilotos operam um computador.

Apontar o carro na direção correta é a tarefa mais trivial realizada com o volante. Os pilotos trabalham com 24 botões e interruptores na frente do volante, além seis palhetas no outro lado, para controlar totalmente o complexíssimo carro de corridas. Nesta temporada de 2016, os botões e interruptores no volante foram cuidadosamente reposicionados com a cooperação dos pilotos para facilitar sua operação com confiabilidade em ritmo de corrida. Em Le Mans, as velocidades mais altas chegam a 340 km/h. Mesmo assim, alguns elementos de controle tiveram que ser posicionados no painel, simplesmente porque não há mais espaço no volante.

O volante do carro de corrida n?O ? Redondo - na realidade ? Um ret?Ngulo achatado. O formato se deve ao espa?O necess?Rio na hora das trocas de pilotos. De outra forma, os pilotos mais altos, como Mark Webber ou Brendon Hartley, em unique, teriam dificuldade para acomodar rapidamente suas pernas compridas. Ao centro h? Um grande mostrador, que mostra aos pilotos um grande extent de informa??Es. Elas incluem a velocidade, qual marcha est? Engatada, o modo de gerenciamento do motor selecionado no momento e o n?Vel de carga da bateria de ?Ons de l?Tio, isto ?, quanta energia el?Trica est? Dispon?Vel para ser usada para movimentar o eixo dianteiro. O motor el?Trico no eixo dianteiro complementa o trabalho do motor a combust?O com quatro cilindros turboalimentado de dois litros, que movimenta as rodas traseiras. O bot?O de controle no alto, ? Esquerda, (chamado DISP) ? Usado para escolher as informa??Es que s?O exibidas.

Os bot?Es usados com mais frequ?Ncia est?O posicionados ao longo da borda advanced externa, para que possam ser alcan?Ados facilmente com os polegares. O bot?O azul no alto, ? Direita, est? Em uso quase o tempo todo - ? O lampejador de some distance?Is, usado pelos r?Pidos prot?Tipos para avisar os ve?Culos mais lentos nas provas do WEC que est?O sendo ultrapassados. Quando acionado, ele faz os a long way?Is piscarem tr?S vezes. ? Luz do dia, os pilotos mant?M o polegar nele quase que permanentemente, j? Que o sinal feito pelos far?Is ? Mais dif?Cil de perceber na claridade.

O bot?O no alto do lado esquerdo tamb?M ? Usado bastante. Ele ? O respons?Vel por liberar a for?A el?Trica da bateria, tamb?M chamada de ?Raise?, para aumentar a acelera??O. Os pilotos podem usar a energia greater para ultrapassar, mas precisam ser cuidadosos, economizando essa for?A. A quantidade de energia que pode ser usada por volta ? Especificada: a refer?Ncia para isso ? Uma volta no circuito de Le Mans, onde podem ser utilizados oito megajaules. Os valores s?O reduzidos para os circuitos mais curtos. A quantidade de energia que um piloto america para se livrar do tr?Fego na metade de uma volta, por exemplo, n?O estar? Mais ? M?O para o restante da volta.

Os interruptores rotativos ? Esquerda e ? Direita, na parte de baixo do mostrador (TC/CON e TC R) s?O para a pr?-regulagem do controle de tra??O. Para um ajuste fino das v?Rias regulagens do motor e do sistema h?Brido, os pilotos usam os bot?Es nas duas fileiras superiores, o TF- e o TF em amarelo claro e o MI- e MI em azul. Abaixo deles ficam os bot?Es mais e menos em rosa, que controlam o equil?Brio dos freios (BR) entre os eixos dianteiro e traseiro.

Dos dois bot?Es verdes, o da esquerda opera o r?Dio (RAD) e o da direita ? O bot?O que sinaliza OK para o piloto para confirmar que ele realizou as mudan?As de regulagens pedidas a ele atrav?S da comunica??O de r?Dio com os containers. A telemetria multidirecional ? Proibida: os engenheiros n?O podem interferir ativamente, mas apenas dar aos pilotos informa??Es e ordens a partir dos dados que recebem do carro.

Os bot?Es cor de laranja, no n?Vel brand abaixo, operam a garrafa d??Gua (esquerda, DRINK) e, o do lado direito o modo de rolamento (SAIL), que ? Uma forma de rodar economizando combust?Vel, sem acelerar o motor a combust?O.

O bot?O dourado PIT, ? Esquerda, aciona o limitador de velocidade para a entrada e sa?Da nos containers (60 km/h). O seu equivalente do lado direito leva a sigla FCY e ? O limitador de velocidade para in line with?Odos de neutraliza??O, como quando acontece uma ?Bandeira Amarela em Toda a Pista? E os carros t?M que andar 80 km/h.

O controle rotativo important, chamado MULTI, trabalha junto com os dois controladores bem ao alto na parte externa do volante. Quando o engenheiro dos packing containers pede para que seja usado o acerto ?Alfa 21?, por exemplo, o piloto seleciona o ?A? No bot?O rotativo e, depois, o 2 no controle vermelho ? Esquerda e, finalmente, o 1 no controle verde escuro da direita, antes de pressionar o bot?O OK. Para cada uma dessas combina??Es, existem programas de gerenciamento do motor ou do combust?Vel pr?-designados. O interruptor rotativo verde (RECUP) aciona o gerenciamento da recupera??O de energia.

Ao centro do n?Vel mais baixo foca o bot?O liga/desliga do motor a combust?O (Start/Kill). Os dois controles restantes, a meia-altura do volante, definem a quantidade de energia durante o ?Boosting? (B - dourado e ? Esquerda) e controlam a estrat?Gia escolhida para o motor a combust?O (S - azul e ? Direita).

Para permitir que os controles sejam reconhecidos no escuro, suas cores s?O fluorescentes e s?O iluminadas por uma l?Mpada de luz negra, situada acima do capacete do piloto.

O volante ? Feito de fibra de carbono e suas empunhaduras s?O cobertas de borracha antideslizante. Gra?As ao sistema de help?Ncia da dire??O, os pilotos podem manobrar o carro sem nenhuma dificuldade, mesmo com o volante relativamente pequeno. Quando se estendem atrav?S das aberturas, seus dedos tocam as seis palhetas do lado oposto do volante. As palhetas centrais s?O usadas para trocar as marchas - pressionando a palheta da direita para trocas para cima e a da esquerda para reduzir as marchas. As palhetas inferiores operam a embreagem e as do alto, o ?Boost? (energia extra para ultrapassar). Os pilotos podem escolher, a seu gosto, usar essas palhetas ou o bot?O do ?Raise? Na parte frontal do volante.

Como o volante n?O pode ser maior e n?O tem espa?O para todas as amusing??Es operacionais, os pilotos t?M que acessar o painel do carro para algumas regulagens. Ali eles ajustam a luminosidade dos instrumentos ? Noite, a velocidade do limpador do para-brisa e o extent do r?Dio. Al?M disso, h? Tamb?M o bot?O ?N?, que coloca o c?Mbio em ponto morto (neutro).

Fonte: Imprensa Porsche

Related Posts

Post a Comment