TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

Popular

Report Abuse

Contributors

Search This Blog

Arsip Blog

Follow by Email

About Us

MWp8NWNaLGp5LGR5NWJdNGF8MCAky7cowTkiwWJ5

Comments

Subcribe Now

Subscribe New Articles

Subscribe to Our Newsletter for Get Quality Updates on Your Email. It's Free!

loading...

Latest Posts

Novo Ford GT será o primeiro com vidro Gorilla Glass, usado nos smartphones

A Ford vai levar para os automóveis a tecnologia de vidros usada nos melhores smartphones. A marca anunciou que o Ford GT será o primeiro na indústria a ter o para-brisa e tampa traseira do motor confeccionados com o Gorilla Glass híbrido, material inovador, resistente e cerca de 30% mais leve que os vidros convencionais, desenvolvido em parceria com a Corning.

Além de favorecer a aceleração, frenagem e economia de combustível, a principal vantagem do novo para-brisa é a dinâmica: ao reduzir o peso no alto da carroceria, ele ajuda a baixar o centro de gravidade e a aprimorar a excepcional dirigibilidade do supercarro.

“O Gorilla Glass híbrido é um ótimo exemplo de como a Ford trabalha com os fornecedores para inovar em todas as áreas do negócio”, diz Hau Thai-Tang, vice-presidente de Compras Globais da Ford. “O Ford GT traz grandes inovações em desempenho e baixo peso e estamos empolgados em explorar outras aplicações dessa nova tecnologia.”

A Corning, líder em tecnologia de materiais, lançou em 2007 o Gorilla Glass, vidro leve e resistente usado em celulares. O time da Ford procurou a empresa para ajudar no desenvolvimento de uma formulação especial de vidro para aplicação veicular. A nova tecnologia foi desenvolvida para o conceito do Ford GT e logo mostrou seu potencial de aplicação prática, sendo aprovada para produção.

Fino e resistente

Um para-brisa laminado tradicional consiste de um sanduíche de duas camadas de vidro temperado, coladas sobre um agente termoplástico transparente. A tecnologia, introduzida originalmente na América por Henry Ford, tem sido usada na indústria automobilística há quase um século.

O novo vidro híbrido usa múltiplas camadas – uma placa híbrida temperada especial na camada interna, uma camada termoplástica avançada absorvedora de ruído no centro e vidro temperado na camada externa. O resultado é uma peça cerca de 5,4 kg mais leve que as tradicionais.

“Durante o desenvolvimento, testamos diferentes combinações de vidro até encontrar a que trouxe a redução de peso e a durabilidade necessárias para essa aplicação”, diz Paul Linden, engenheiro de carroceria da Ford. “Contrariando um pouco a intuição, aprendemos que a camada interna mais rígida é a chave para o sucesso do para-brisa híbrido.”

O vidro híbrido Gorilla Glass é 25% a 50% mais fino e tem uma resistência igual ou maior que um laminado tradicional. Ou seja, mede 3 a 4 mm, contra 4 a 6 mm do convencional, reduzindo muito o peso. Além disso, é mais robusto, graças aos processos avançados de redução de contaminantes, reforço químico, tratamento superficial e construção do laminado, como comprovaram os exaustivos testes em estradas de pedra e túnel de vento, incluindo condições de impacto e capotamento.

“Esta parceria bem-sucedida é uma das razões pelas quais investimos em pesquisa e desenvolvimento”, diz Wendell Weeks, presidente da Corning. “A Ford reconheceu o valor dessa tecnologia e se empenhou para rapidamente torná-la disponível para produção. Trabalhamos com a Ford para desenvolver um vidro que resistiu com sucesso a milhares de horas de testes de durabilidade e agora será usado em um veículo de produção. Estamos empolgados em trazer essa tecnologia inovadora para o mercado.”

Fonte: Imprensa Ford

Related Posts
SHARE

Related Posts

Subscribe to get free updates

Post a Comment

Sticky