TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

Tama, o ancestral do Nissan LEAF

No in?Cio do p?S-guerra, em meados dos anos 1940, a Tachikawa Aircraft (que depois se tornaria Tama Cars Co.) abra?Ou de vez o desenvolvimento de ve?Culos el?Tricos. Um dos motivos foi a extrema escassez de gasolina. Em 1947, a empresa conseguiu criar um prot?Tipo de utilit?Rio com dois lugares, capacidade de carga de 500 kg, impulsionado por um motor de 4,5 cv de pot?Ncia e que atingia velocidade m?Xima de 34 hm/h. O modelo foi batizado de Tama, nome inspirado no local onde generation produzido.

Em seguida, a empresa criou seu primeiro ve?Culo de passeio, com duas portas e quatro lugares e capacidade para alcan?Ar 35 km/h. A autonomia atingia sixty five km com uma ?Nica carga. A ex-fabricante de aeronaves aplicou no Tama diversas ideias de seu neg?Cio anterior, tanto no layout quanto na constru??O do ve?Culo. Entre elas, os compartimentos das baterias.

Avan?Ados para sua ?P.C., o far?Is do Tama 1947 ficam simples quando

comparados ao moderno conjunto ?Ptico da futura gera??O do Nissan LEAF O Tama deu origem a dois modelos ? Utilit?Rio e carro de passeio ? E ambos foram disponibilizados com propuls?Es el?Trica ou a gasolina. Em junho de 1948, a Tachikawa Aircraft mudou de nome e come?Ou a operar como Tokfyo Electric Cars Co. E a Tama Electric Cars Co. Tornou-se Tama Cars Co.

Juntas, as duas companhias foram respons?Veis pelo Tama Junior (carro de passeio compacto lan?Ado em 1949) e pelo Tama Senior (ve?Culo m?Dio que chegou ao mercado em 1949). Em 1952, as empresas se tornaram Prince Motor Co. Limited e, em 1966, a Prince se fundiu com a Nissan.

A bateria substitu?Vel do Tama

O compartimento para bateria ficava no chão da cabine do elétrico Tama. Havia um compartimento em cada lado do carro. As baterias eram equipadas com puxadores e pequenas rodas que facilitavam no momento de substituir as usadas pelas carregadas. Graças a essa e outras funcionalidades de engenharia, o Tama teve excelente desempenho em testes de performance conduzidos pelo Ministério do Comércio e Indústria em 1948.

Especifica??Es - Tama 1947

Dimens?Es: (comprimento/largura/altura): 3.Half/1.230/1.630 mm

Entreeixos: 2.000 mm

Peso: 1.A hundred kg

Passageiros: 4

Autonomia: 65 km

Pot?Ncia: three,three kW (four,five cv)

Baterias: Chumbo-?Cido (40V/162Ah)

Velocidade m?Xima/econ?Mica: 35 km/h / 28 km/h

Fonte: Imprensa Nissan

Related Posts

Post a Comment