TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

Lenda urbana: Ford Maverick completa 45 anos no Brasil

O Ford Maverick, carro que foi o sonho de consumo dos jovens nos anos 1970, completou forty five anos de lan?Amento no Brasil. O cup? Esportivo teve uma vida curta no mercado nacional, sendo produzido durante apenas seis anos, pace suficiente para conquistar muitos f?S que at? Hoje admiram o seu carisma e estilo arrojado.

Claramente inspirado no Mustang, o Maverick foi lan?Ado em 1969 nos Estados Unidos para concorrer com os carros europeus e japoneses. Ele tinha tamanho e pre?O menor comparado a outros modelos da marca e foi um sucesso imediato, com 579.000 unidades vendidas emblem no primeiro ano.

Nessa ?%, a Ford buscava um ve?Culo para completar sua linha no Brasil e ocupar o espa?O existente entre o Corcel, de entrada, e o topo de linha Galaxie. O escolhido foi o Maverick. O esportivo com motor dianteiro e tra??O traseira foi apresentado ao p?Blico brasileiro no Sal?O do Autom?Vel de 1972 e chegou ao mercado no ano seguinte, produzido na f?Brica de S?O Bernardo do Campo, em S?O Paulo.

O Maverick era oferecido inicialmente apenas na configura??O cup?, de duas portas, nas vers?Es Super, Super Luxo e GT, com duas op??Es de motor: 3.0 de seis cilindros em linha, de 112 cv, e V8 five.0, de 197 cv. Ambos podiam vir equipados com c?Mbio guide de quatro marchas com alavanca no assoalho ou autom?Tico de tr?S marchas com comando na coluna de dire??O.

A vers?O GT, com motor V8 e c?Mbio guide, tinha produ??O limitada e contribuiu para marcar a esportividade da linha. No mesmo ano, o carro ganhou mais uma op??O com o lan?Amento do sed? De quatro portas.

A imagem do Maverick tamb?M foi refor?Ada pela participa??O no ?Raid da Integra??O Nacional?, uma grande aventura que rodou 17.000 km de Chu? At? Bras?Lia. Durante 24 dias, o ve?Culo percorreu todas as capitais da ?P.C., passando por centenas de cidades do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

A crise do petr?Leo mudou radicalmente o perfil do mercado, que passou a priorizar a economia de combust?Vel, deixando em segundo plano a pot?Ncia dos ve?Culos. Assim, em 1975 o motor de seis cilindros foi substitu?Do por um modelo mais moderno e econ?Mico, o 2.Three de quatro cilindros com comando de v?Lvulas no cabe?Ote e ninety nine cv. Pouco depois, o modelo GT tamb?M passou a oferecer o mesmo motor 2.3 de s?Rie, tendo o V8 como opcional.

O Maverick tamb?M fez muito sucesso nas pistas, aproveitando seu porte e design aerodin?Mico com prepara??Es especiais que ampliavam a pot?Ncia do poderoso motor V8. Grandes pilotos, como Jos? Carlos Pace, comandaram o modelo em diferentes categorias, como o Campeonato Brasileiro de Turismo e provas de arrancada.

At? Sair de linha em 1979, o Maverick somou 108.106 unidades vendidas no Brasil e continua a ser cultuado por f?S-clubes e colecionadores, principalmente na vers?O V8, que se tornou uma lenda entre os admiradores de carros antigos.

Fonte: Imprensa Ford

Related Posts

Post a Comment