TXkee3kP11b9iCxQNaAzgCv06fcYr0PwaUyv0L0R

Ford alerta sobre os perigos de usar o celular ao volante

Uma selfie feita pelo motorista enquanto dirige pode distraí-lo até 14 segundos, tempo suficiente para causar acidentes fatais
Neste mês de agosto, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) está realizando uma campanha nacional de conscientização sobre os riscos do manuseio do celular ao volante. Usar o smartphone e dirigir é uma combinação muito perigosa. Tão arriscada que o uso do aparelho pelo condutor é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro e considerado infração gravíssima.

De acordo com estudos da Ford, uma selfie feita pelo motorista enquanto dirige pode distra?-lo por at? 14 segundos, tempo gasto para percorrer four hundred metros ou uma volta completa em uma pista de atletismo e suficiente para causar acidentes fatais. Durante uma simples consulta de 20 segundos ?S redes sociais, um motorista guiando a 100 km/h percorreria o equivalente a 560 metros ou cinco campos de futebol. ?? Muito importante que o motorista esteja sempre atento, pois a falta de aten??O, al?M de prejudic?-lo, tamb?M pode causar danos aos passageiros, outros motoristas e pedestres?, alerta Robson Jardim, manager de Opera??Es do Campo de Provas da Ford em Tatu?.

Na Europa, a Ford encomendou uma pesquisa para compreender melhor os riscos assumidos por jovens motoristas, que revelou que forty three% enviaram textos enquanto dirigiam, 36% telefonaram e enviaram mensagens e eleven% assistiram a v?Deos ou programas de TV em seus dispositivos. O estudo foi realizado com 6.500 jovens no Reino Unido, Alemanha, Fran?A, It?Lia e Espanha em junho de 2016 pela Lightspeed GMI, uma empresa de pesquisa worldwide.

Al?M disso, outras distra??Es ao volante tamb?M podem ser muito perigosas, como arrumar o cabelo, mexer no r?Dio e passar maquiagem. Para arrumar o cabelo usando o espelho retrovisor com o ve?Culo a one hundred km/h seriam gastos 4 segundos e percorridos 120 metros, o equivalente a quatro quadras de basquete.

Evite situa??Es de risco

A Ford recomenda que, ao fazer uma viagem, o motorista esteja sempre alerta e antecipe situações de perigo. Além do uso do telefone, devem ser evitadas distrações como música alta e conversas desnecessárias, e solicitado, especialmente aos acompanhantes, que falem em voz baixa.

Para que o motorista possa usar o smartphone sem correr riscos, a Ford oferece o sistema de conectividade SYNC. Com ele ? Poss?Vel fazer e receber liga??Es e ouvir mensagens de texto por comandos de voz ou com um simples toque em bot?Es no volante. J? A tecnologia Applink permite acessar aplicativos, tudo isso sem que o motorista particular tirar os olhos da pista e as m?Os do volante.

?O sistema SYNC garante o pareamento com o seu smartphone de maneira r?Pida e simples, ent?O uma dica ? Ligar o Bluetooth do seu aparelho assim que entrar no ve?Culo?, recomenda Robson Jardim.

Fonte: Imprensa Ford

Related Posts

Post a Comment